segunda-feira, 17 de maio de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
O Uso da Informatica na Educação Infantil
As novas tecnologias têm contribuido para que as pessoas possam se conectar ao mundo em segundos. No ensino educacional, essa evolução tem propriciado uma educação que une conectividade e interdisciplinaridade para despertar o aprendizado das crianças no mundo virtual. Porém os avanços tecnologicos têm contribuido de forma qualitativa para o aprendizado auxiliado pelo computador e ainda tem favorecido a apreparação dos alunos para serem cidadãos do século XXI. De acordo com Robeiro (2004.p.40) '' O uso do computador desde a Educação Infantil aumenta o interesse pela leitura e a escrita e introduz as crianças no mundo da informática''. Porém, para que haja a preparação dos alunos para o futuro, faz-se necessário a priorização da fromação dos professores para que saibam garantir a utilização adequada dos computadores. No mundo globalizado onde a escola está inserida que é de extrema importância que se permita que as ideais tecnológicas façam parte do Projeto Politico Pedagógico da escola.quinta-feira, 29 de abril de 2010
A importância do brincar,do lúdico na formação da criança
Jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico, quando usados pedagogicamente, auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e/ou trabalho em equipe. Destaca-se os jogos como um recurso a mais a ser construído e explorado com os alunos, vindo a somar positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Utilizados de forma adequada e com mediações por parte dos educadores, com certeza, acrescentamse à educação como mais um agente transformador, enriquecendo as aulas de forma divertida e animada, pois brincando também se aprende e é muito mais prazeroso.O jogo e a brincadeira infantil são formas da criança manejar experiências, criar situações para dominar a realidade e experimentá-la. Segundo Teles (1999) brincar se coloca num patamar importantíssimo para a felicidade e realização da criança, no presente e no futuro. Brincando, ela explora o mundo, constrói o seu saber, aprende a respeitar o outro, desenvolve o sentimento de grupo, ativa a imaginação e se autorealiza.
Busca-se ainda uma maior integração entre os desenvolvedores de jogos educativos computacionais com profissionais da educação, com o objetivo de aliar o prazer de jogar, com as melhores práticas educativas, transformando a criança de hoje, em um adulto que saiba trabalhar em equipe, ganhar e perder e sinta prazer no que faz.
Assinar:
Comentários (Atom)
